Em conversa com a CNN Brasil, o comentarista e ex-jogador Zinho, com passagens pelo Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, avaliou quais são os favoritos para ganhar os campeonatos estaduais. Para ele, o Palmeiras, Atlético Mineiro e Grêmio são os favoritos, porém a situação no Rio de Janeiro segue indefinida.
Em São Paulo, a grande surpresa foi a primeira derrota do Palmeiras no Campeonato Paulista de 2023 para o Água Santa, por 2×1, no último domingo (02) na Arena Barueri. O time de Diadema precisa apenas de um empate para ser campeão pela primeira vez. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença.
Para Zinho, “é a grande surpresa dos últimos anos da história do futebol. O Água Santa faz um trabalho muito legal, chega a final com mérito. Vai pegar pela frente o melhor time do Brasil, o melhor montado, melhor estruturado”. Mesmo assim, o técnico do alviverde e dono de 7 títulos desde 2020, Abel Ferreira tem o pé no chão e vai tentar garantir a supremacia do clube.
“O Abel é um treinador que não deixa seus jogadores relaxarem. Ele deve estar falando: olha, respeita os caras! Não tem essa coisa de relaxar. Eu acho difícil o Água Santa segurar o Palmeiras”. Os times se enfrentam no próximo domingo, 09/04, às 16h no Allianz Parque.
Clássico mineiro
Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro tem vantagem sobre o América-MG após vencer o primeiro jogo da final por 3×2. O encontro no dia 09/04, às 16h30 no Mineirão, marcará a décima sétima final do Mineirão do Galo. O ex-atleta não projeta vida fácil contra o Coelho. “Podem esperar o América Mineiro vivo”, disse Vagner Mancini após a derrota.
Zinho analisa que há “um certo favoritismo” para o Atlético Mineiro. É um jogo equilibrado. O trabalho do Wagner Mancini eu admiro, respeito, elogio. Porém, ele tem nas mãos a matéria prima menos qualificada que o Atlético Mineiro”.
Até agora, o Atlético Mineiro tem 47 títulos estaduais. O Galo está embalado na disputa da Libertadores e com a estreia em 2023 de seu novo estádio, a Arena MRV.
Campeonatos indefinidos
Apesar de tantos favoritos, Zinho prefere ficar em cima do muro quando o assunto é Campeonato Carioca. “ Já joguei muitos FlaxFlus, é para mim um grande equilíbrio dos regionais”. O time da Gávea ganhou o primeiro confronto por 2×0. Para ser campeão, basta manter a vantagem, enquanto o tricolor precisa de três gols de diferença para conquistar o regional.
Zinho comenta que, por causa da data Fifa, ambos os times tiveram mais tempo para treinar. Para ele, Arrascaeta faz falta para o rubronegro. Ele está fora das finais por causa de uma lesão. O comentarista afirma que o Flamengo tem um grande elenco, mas que ainda está em formação com o técnico Vítor Pereira. O treinador do Fluminense, Fernando Diniz, está há mais tempo no cargo que o adversário e tem boa gestão do time.
A indefinição está presente no Campeonato Gaúcho. Neste domingo (3), o Grêmio empatou em 1×1 com o Caxias. “Tudo pode acontecer. Eu já joguei a decisão do Gaúcho. Era Grêmio e Caxias. Eu estava no Grêmio, em 2000, e perdemos. O Tite era técnico do Caxias”, lembra. O Grêmio é o atual campeão Gaúcho. Já o último título do time de Caxias do Sul foi nos anos 2000, com Zinho em campo. O próximo jogo será no sábado (8), às 16h30 na Arena Grêmio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zinho: Palmeiras, Atlético Mineiro e Grêmio são favoritos para os estaduais no site CNN Brasil.